quinta-feira, 10 de março de 2011

Dieta Coletiva - Semana 10 (atrasada)

Pois é. Atrasei a blogagem coletiva pq... eu fui prum sítio, no meio do nada/mato. Nem meu celular com internet pegou lá pra eu acompanhar a TL (ainda bem... senão não teria aproveitado direito!).
Sendo assim, não postei. Foi só a postagem da terça feira pq foi programada por blogagem coletiva.

Bom... desde qndo voltei de viagem ando assim... 'jacando'... Com o Carnaval foi só cerveja, refri, churrasco, strogonofe de filé mignon, feijoada, galinhada... não necessariamente nessa ordem. Mas jaquei!
Ontem já fomos ao Sacolão comprar legumes e frutas. Ainda ficamos devendo folhas e eu to sentindo falta delas! Estranho isso... hehehe

Mas hoje vim aqui pq recebi a revista GLOSS e nela veio uma página de matéria "De Olho no Peso", daí quis registrar aqui, como minha colaboração pra essa semana de DC... rs

De Olho no Peso
Estresse, obstinação por calorias, ansiedade e outros fatores podem atrapalhar a dieta em vez de ajudar.
Por Juliana Romano

ESTRESSE: As gordurinhas adquiridas em períodos de estresse podem estar relacionadas a uma série de obrigações e autoexigências que aparentemente dificultam uma vida saudável.

ANSIEDADE: Devorar uma caixa de chocolate em dez minutos é comum nesses casos. A ansiedade faz os níveis de leptina (promotora da saciedade) diminuirem e o de cortisol (envolvido na resposta ao estresse) aumentar. Aí é um pulo para cair de boca em alimentos ricos em gorduras e carboidratos que estão mais relacionados a comportamentos compulsivos.

PAIXÃO: Segundo a endocrinologista e a nutróloga Jane Corona, apaixonar-se pode ser a melhor maneira de perder peso porque o corpo libera mais adrenalina, dopamina, testosterona e estrogênio, que elevam a autoestima, ajudam a queimar calorias e proporcionam prazer.

QUANTIDADE VERSUS QUALIDADE: Pensar no peso e em contagem de calorias o dia inteiro atrapalha na escolha de alimentos saudáveis. Ou seja, preferir um refrigerante zero a um suco de frutas só por causa das calorias não é uma boa opção. "Quem aprende a gostar de peixe, saladas e frutas dificilmente terá problemas com o peso", explica a dra. Jane.

QUERO SER MAGRA!
Um estudo da Unifesp mostra que só 21% das brasileiras estão de bem com seu corpo. A maioria, mesmo dentro do peso saudável, quer ser mais magra. A insatisfação com a própria imagem quando levada ao extremo pode causar problemas sérios, como distúrbios alimentares, baixa auto estima e limitação da vida social. O estudo aponta que as descontentes têm mais contato com a televisão e propagandas. "A imagem ideal não é real", diz a nutricionista Marle Alvarenga, realizadora do estudo.

PARA LER: Com que Corpo eu Vou, Joana de Vilhena Novaes - Editora PUC - Rio (recomendação da matéria)
PARA LER: A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, Augusto Cury (EU recomendo! Ele fala muito bem dessa parte do "quero ser magra" da matéria. Leiam e recomendem)

Imagem daqui.

Ah! Deixa eu contar que aqui em casa o consumo de refrigerante praticamente acabou! Ontem trouxemos lá do sítio 3 refri que sobraram lá. Quando fomos lanchar à noite, perguntei: "Café ou suco?" Qquer um dos dois me daria mais trabalho que o refri que já estava na geladeira mas... eu esqueci deles! Completamente! Tomamos suco de uva e só. E Sofia está junto!

2 comentários:

Giuliana: disse...

Oi Telminha,

Não me fale em jacar...essa semana a coisa está frenética e eu quase surtando..haha

Baixei o audiobook do A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, comecei a ouvir, e parece mesmo ser bom. =)

Não esqueço do refrigerante porque o namorado não deixa, mas não tomo, só ele..rs Como dizem, cada um sabe de si e cansei de falar, falar e falar...rs

Beijos

Tays Rocha disse...

Amiga, quanto tempo não venho aqui e não consigo te encontrar no Twitter, tenho entrado muito pouco.... estou com saudades e fiquei tão feliz quando vi teu recadinho! Semana passada eu tbm engordei, minhas calças estão desesperadamente agarradas ao corpo #ódio. Essa semana fiz a mesma coisa, já abasteci a geladeira e armários com coisas mais leves e vamos em frente! Tenho sentido tua falta nas blogagens, acha um tempinh prá fazer as unhas ;o) Beijos prá vcs, um especial prá Sofia ♥