quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ensopado de Músculo com Purê de Batata

Ah... é a coisa mais simples do mundo esse prato, né? Eu concordo... aqui em casa eu vivo cozinhando músculo, pq é a carne q o marido mais gosta e, como ele diz "é a carne mais nutritiva de todas e tem mto colágeno". Mas confesso... não curto aquele tanto de nervo da carne (q, segundo ele, é onde se concentra o colágeno rs). Mas se fizer direitinho, cozinhar bastante, nem dá pra sentir! E, sim... músculo é uma carne gostosa!

Então... aconteceu que domingo eu tava passando os canais pra achar algo pra ver na TV e tava repetindo o Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck que passou dia 06/04. Resolvi assistir pq eu ADORO Lar Doce Lar, mas faz tempo q não assisto. Aí vi que a nutricionista ia ensinar a fazer esse tal ensopado... marido adorou e programei de fazer na terça feira.

INGREDIENTES:
1 kg de músculo cortado em cubos pequenos
1 tomate descascado e picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados (usei uma colherinha de chá de tempero pq raramente tenho alho em casa... rs)
suco de 1/2 limão (usei um limão inteiro)
sal, pimenta do reino e tomilho a gosto

MODO DE FAZER
Coloque um pouquinho de óleo na panela de pressão e sele a carne (deixe-a dourar e formar um caldo). Tire a carne da panela e reserve.
Refogue a cebola no caldo da carne. Junte o tomate e, por último, o alho (pra ele não tostar).
Coloque a carne na panela novamente, coloque o limão e o tomilho. Acrescente 3 xícaras de água. Tampe a panela e deixe por 30 minutos.
Após esse tempo, deixe sair a pressão da panela, retire a carne e reserve.
Em outra panela derreta duas colheres de sopa de manteiga e misture duas colheres de sopa de farinha de trigo. Misture por 1 ou 2 minutos, ou até engrossar.
Junte essa mistura ao caldo e vá mexendo até engrossar (se necessário, misture um pouquinho de água para o caldo não ficar grosso demais).
Volte a carne para a panela e mexa bem.

Sirva com purê de batatas.

E o prato não fica aquela coisa liiiinda de morrer. Mas fica uma delícia!!! Delícia pra comer num dia friozinho... pra mim é um substituto pro meu delicioso 'angu à baiana'... pq marido não curte angu, então pra eu comer... mto difícil! Tenho q fazer só pra mim! rs

Ah, sim! Foi APROVADO! Fiz com 800g de carne e acabou tudinho, tudinho!!!!

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Ainda bem que vim antes do almoço!! :) Abriu meu apetite! Nham!!

Claudia Leonardi disse...

Ja estou babando!
Obrigada pelo retorono la no blog, viu?!
Vou fazer a receita e depois te conto.
Bjks, lindona!